Em que casos a segurança armada é necessária? - Allia
Você sabe quando é preciso solicitar um serviço de segurança armada?
Segurança armada
770
post-template-default,single,single-post,postid-770,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive
 

Em que casos a segurança armada é necessária?

segurança armada

Em que casos a segurança armada é necessária?

A segurança armada é um serviço da segurança privada que, além da prevenção e da conscientização, trabalha com a intervenção com armas de fogo em situações de risco. A decisão pela necessidade do serviço é mais assertiva com o apoio de uma empresa especializada. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, separamos os principais pontos levantados no processo.

Segurança Armada: Segurança patrimonial

A segurança patrimonial tem o objetivo de garantir a integridade física das pessoas e a preservação dos bens dentro de empresas ou eventos. As medidas práticas envolvem ações preventivas, instrutivas e interventivas. A decisão para o uso do armamento nesses casos segue alguns critérios:

Tipos de negócio

Empresas com um ticket médio mais baixo, como supermercados e padarias, podem não exigir a presença da segurança armada, visto que há uma incidência menor de ameaças. Já para negócios que trabalham com um grande volume financeiro ou produtos caros, como bancos e joalherias, a proteção armada pode ser útil para a prevenção de assaltos e furtos. Condomínios também são locais em que o controle por uso de arma de fogo pode ser uma opção.

Fluxo de pessoas

Além do baixo ticket médio, locais como supermercados possuem um fluxo intenso de pessoas. A segurança armada, nesses casos, pode oferecer grandes riscos em situações de emergência. Outros estabelecimentos como escolas também enfrentam a mesma questão. Cabe aos gestores analisar cuidadosamente a situação junto à empresa de segurança e medir os efeitos da adoção dos vigilantes armados.

 

Localização

Empresas localizadas em locais afastados ou em zonas rurais podem requisitar um investimento maior em segurança armada. A distância para postos de policiamento pode facilitar o trabalho de invasores, solicitando a presença de vigilantes armados para garantir a integridade geral.

 

Segurança Armada: Segurança pessoal

Segundo a cartilha do Sindicato das Empresas de Escolta Armada de São Paulo, a segurança pessoal é a “proteção da incolumidade física de pessoas através de profissionais devidamente habilitados para exercer a função.” Para decidir a contratação do serviço, o cliente pode considerar alguns pontos, como:

Profissão

Certas profissionais necessitam de cuidados diários com a segurança, como juízes e promotores. Nesses casos, a segurança pessoal armada já se coloca como um item básico para o exercício da profissão.

Casos especiais

A necessidade de solicitar um serviço de segurança armada pode não estar diretamente ligada com a profissão do indivíduo, mas sim surgir a partir de algum fato transcorrido na vida que exija o procedimento.

Segurança Armada: Escolta armada

Ainda de acordo com o Sindicato das Empresas de Escolta Armada de São Paulo, “ considera-se Escolta Armada o serviço executado por empresa de Segurança Privada devidamente autorizada pela Polícia Federal do Brasil no auxílio à Proteção de carga, acondicionada e transportada por veículos Automotivos apropriados, Carretas/Caminhões, em Balsas e Barcos e também em Aeronaves nas áreas onde é impossível o tráfego com veículos automotivos, que também transportam cargas visadas pela criminalidade.”
Quanto à necessidade da utilização da escolta armada, podemos levar em consideração critérios semelhantes aos adotados pelas empresas. São eles:

Tipos de produto em transporte

Cargas muito valiosas ou com grande confidencialidade precisam de uma segurança maior no transporte, tanto na prevenção contra roubos quanto na proteção contra desvios ou desaparecimentos de arquivos. Nesse sentido, a empresa precisa contratar um serviço especializado e contar com profissionais treinados para o procedimento.

Localização

A escolta armada não se concentra apenas no trajeto em estradas. Para além disso, é preciso cuidar também dos processos de entrada e saída, principalmente se os depósitos se localizarem em áreas remotas e longes de grandes centros de policiamento.

Segurança Armada: Regras gerais

Ao aferir-se a necessidade da segurança armada, é necessário solicitar o serviço à uma empresa especializada. Para prestar tal trabalho, a companhia precisa estar devidamente regularizada junto aos órgãos responsáveis e disponibilizar profissionais treinados e aptos psicologicamente a realizar as funções.

Quer mais dicas? Então confira outros conteúdos:

Como fortalecer a segurança na sua empresa

Como implementar a segurança perimetral?

Segurança é na Allia!
A Allia Segurança é uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos integrados de segurança. Conheça os nossos serviços!

No Comments

Post A Comment