5 dicas para segurança nos shoppings? - Allia Segurança
861
post-template-default,single,single-post,postid-861,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive
 

Como aumentar a segurança nos shoppings?

segurança em shopping

Como aumentar a segurança nos shoppings?

Segundo registros da Polícia Civil do estado de São Paulo, o número de furtos em shoppings ultrapassa 1.000 casos ao ano. Dados que ficam ainda mais assustadores se pensarmos que são, em média,4 ações criminosas por dia, apenas em um estado do país.

Diante dessa situação, os lojistas de precisam adotar  medidas para driblar a criminalidade e de garantir a segurança de seus clientes e funcionários nas dependências do shopping. A boa notícia é que a tecnologia está a nosso favor e pode influenciar decisivamente no controle dos riscos.  Dessa maneira, com o passar dos anos, a segurança eletrônica se tornou ainda mais comum nas empresas.

Nos shoppings centers, a gestão de segurança é algo ainda mais complicado, pois, além de manter a proteção  dos espaços comuns,todas as lojas também devem cuidar de seu próprio entorno. Para isso, .câmeras, alarmes e outros recursos de vigilância são fundamentais.

Porém, como as dúvidas ainda são muitas, resolvemos dar algumas dicas de como aumentar a segurança nos shoppings,principalmente em épocas comemorativas. Confira! 

Realize a análise de  riscos e planejamento

O primeiro passo é contratar um empresa especializada em serviços de segurança. Os profissionais realizam uma análise de risco detalhada. Durante o processo, tanto a área externa quanto a interna do local são avaliadas, vistoria feita para que se possa criar um planejamento completo com as  medidas de segurança necessárias. Com essas informações é possível elaborar um planejamento completo, que deve conter todos os dados necessários, com os equipamentos implementados e sua disposição no ambiente. 

Instale sistemas de monitoramento

Após a análise, começa o processo de instalação do sistema. Em um primeiro momento, testes deverão ser feitos, assim como treinamentos das equipes de segurança interna. Lembre-se de que apenas a instalação de uma câmera já não é mais suficiente para inibir a violência em locais privados ou públicos. 

Invista em um bom monitoramento remoto, acompanhado de alarmes e vigilância constante. Na contratação dos funcionários, atente-se a alguns detalhes, como o nível de instrução e o estado emocional dos candidatos. Apesar, de ser um assunto muito discutido, a ação de vigilantes armados pode ser necessária em alguns casos. 

Conscientize lojistas

Esse é um outro ponto importante, de nada adianta um investimento pesado na segurança do shopping se o próprio lojista não desenvolve um planejamento paralelo. Os proprietários devem saber que os crimes ocorrem justamente pelo acúmulo de lojas em um mesmo local. 

Nesse sentido, é possível pensar em ações preventivas, como evitar o acúmulo de dinheiro no interior das lojas, não deixar as mercadorias de grande valor expostas logo na entrada. Caso necessário, utilize um cofre, contrate funcionários de segurança e sempre que possível restabeleça a rotina de seu comércio. 

Atente-se  à circulação do dinheiro

Esse é um ponto muito importante que vai diretamente de encontro com a conscientização do comerciante. É muito comum que as empresas tenham uma rotina estabelecida até mesmo para um fácil controle, porém, essa é uma brecha para roubos. Criminosos costumam planejar tudo, observam o ambiente por dias e até mesmo meses, para só depois cometer o crime. Por isso, altere as idas ao banco, mudando os horários e mantendo sempre a organização e a discrição. 

 

Mantenha o monitoramento em horários de pouco movimentados

Esse talvez seja um dos principais erros cometido na gestão dos shoppings. Deixar a segurança de lado em horários de pouca movimentação e não se atentar à circulação de veículos e pessoas nos estacionamentos é um erro grave. Lembre-se de que é justamente nessas horas que o local está mais vulnerável e os criminosos mais atentos. Em momentos de menor movimentação reforce a vigilância e a atenção. 

 

Dúvidas? Fale consoco a Allia possui a equipe certa para garantir a segurança e tranquilidade em seu shopping, acesse nosso site e conheça nossos serviços. 

 

Leia também: Como funciona o monitoramento eletrônico?

No Comments

Post A Comment